segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Virtualização PC está quase aqui


Estes dias, todos estão entusiasmados com a promessa de virtualização de PC, mas com tantos sabores diferentes lá fora, é difícil saber por onde começar. A idéia de reduzir a um desktop totalmente funcional corporativa em um único arquivo que pode ser realizado em um disco USB e rodar em qualquer PC é emocionante para os usuários. Mas real benefício da virtualização reside no seu potencial para reduzir os encargos de gestão e de apoio, melhorar a segurança e confiabilidade, e menor custo total de propriedade.

Nós não estamos lá ainda. Descobrir como implantar a combinação certa de tecnologias de virtualização de desktops em grande escala, e como gerenciar em todos esses ambientes virtuais, será a grande porca de crack em 2008. Para a maioria das empresas, este será um ano para testar e experimentar com menores roll-outs.

Percorremos um longo caminho desde a virtualização de desktop significava usar thin clients que interagiram com aplicativos do Windows rodando em um back-end Citrix MetaFrame. Hoje, você pode virtualizar aplicações individuais do Windows (acho Softricity) ou inteiras PCs virtuais (VMware ACE), e você pode escolher entre ter ambientes virtuais executados no PC ou no back-end hardware (Citrix Xen Desktop, o Presentation Server). Para ambientes virtuais executados no PC, alguns produtos (Kidaro, Moka5) permite streaming de gestão centralizada imagens de máquinas virtuais e atualizações para o cliente. Kidaro acrescenta um invólucro em torno do gerenciamento de PC virtual que inclui controles de segurança para permitir que ele seja executado com segurança em computadores não gerenciados do Windows.

Mas a virtualização de desktop não é um one-size-fits-all proposição. Não só você precisa escolher uma variedade de produtos para diferentes necessidades, mas em algumas situações, pode ser necessário para implantar a virtualização em camadas. Por exemplo, você pode emitir um plug-and-play VMware ACE PC virtual que inclui sua própria instância do Windows, e então usar um produto de virtualização de aplicação como Softricity para criar individualmente isoladas, instâncias de aplicativos virtualizados Windows rodando dentro desse ambiente. Há boas razões pelas quais você pode querer fazer isso, mas isso é também um monte de complexidade de gerir.

Produtos de virtualização de aplicativos são necessários porque eles corrigir uma deficiência do núcleo do Windows: a incapacidade de controlar mau comportamento instalações de aplicativos que criam registro ou conflitos de DLL. A virtualização de aplicativos de TI permite evitar grande parte dos testes de regressão exigido para criar uma imagem confiável do sistema desktop. Ele também permite que os aplicativos mais antigos para execução em uma versão mais recente do Windows e pode permitir que duas versões do mesmo aplicativo para rodar lado a lado.

No futuro, esta capacidade pode ser integrado no próprio Windows, diz Natalie Lambert, analista da Forrester Research. Ela prevê que a Microsoft vai lançar sua tecnologia Softricity para o próximo lançamento. Vai tornar-se o trabalho em torno definitiva para o problema de aplicações mal-comportados, eo porta-estandarte para todas as futuras implantações de aplicativos do Windows. "Três anos a partir de agora, todos os [Windows] aplicação será virtualizada", diz ela.

Depois de escolher as ferramentas certas, há a questão de como lidar com eles. Hoje, você fazer isso aos poucos - mesmo dentro da linha de um único fornecedor do produto. Gerente da VMware Virtual Desktop funciona para ambientes hospedados VDI, por exemplo, mas você vai precisar de uma ferramenta diferente para esses ambientes VMware ACE, e outro para Thinstall, o software de virtualização VMware, que adquiriu recentemente. Outros fabricantes têm suas próprias ferramentas, é claro.

Mas não deixe que você pare. Tal como acontece com a virtualização de servidores, as ferramentas de classe empresarial vai evoluir como usuários de subir a curva de adoção. Enquanto isso, a capacidade de abstrair o ambiente de trabalho corporativo longe dos caprichos do hardware subjacente e PC do sistema operativo anfitrião - e para manter as aplicações disputas apart - faz para um caso de negócios convincente....

Nenhum comentário:

Postar um comentário