terça-feira, 20 de novembro de 2012

Como protetores contra surtos funciona?


Surge Protector é um dispositivo eletrônico projetado para evitar quedas de raios e outros volts excesso de afluência para as linhas de força da nossa casa. Você pode ter estudado em física, que a tensão de um raio é de cerca de 108 volts. O que aconteceria se essa tensão atinge as linhas de energia de dispositivos eletrônicos em sua casa? Obviamente, seria danificá-lo! Para evitar isso, o que precisamos é um dispositivo protetor contra surtos. Além disso, sabemos que, a voltagem padrão utilizados em aparelhos domésticos e de escritório é de 120 volts (em os EUA). Se a tensão acima deste valor passa através de qualquer dispositivo, então não será um problema com certeza. Para evitar isso, é necessário um estabilizador. Protetores contra surtos são também chamados de supressores de surtos, limitadores de tensão ou pára-raios. Antes de conhecer o funcionamento de um protetor contra surtos, é necessário saber o que é uma onda.

O que é uma onda

Surge um aumento acentuado de tensão nas linhas de transmissão de energia causados ​​por raios e outras causas internas. Uma oscilação de energia é também conhecida como tensão transitória. Surge é um aumento de tensão temporária e dura apenas uma fração de uma onda de ciclo de energia. Uma onda de energia pode ter um ou vários picos de tensão que causam danos aos dispositivos electrónicos. Uma onda devem ser protegidos adequadamente, se não, pode levar a falhas de isolamento da fiação elétrica ou aparelhos elétricos devido a alta tensão ou excesso. Como resultado da elevada magnitude da onda de energia, as partes dos dispositivos eléctricos através da qual a onda passa, pode ser destruída. O efeito causado por um aumento pode ser comparado com o efeito da aplicação de pressão de água elevada no interior de uma mangueira. A mangueira irá romper quando a pressão de água de alta é aplicada ao mesmo. Do mesmo modo, quando uma onda passa através de uma instalação eléctrica, o arame irá queimar.

Agora que você sabe o que é uma onda ea razão pela qual estabilizador é usado, vamos agora discutir o funcionamento básico dos protetores contra surtos e os principais componentes utilizados nos sistemas de proteção contra sobretensões.

Funcionamento básico de protetores contra surtos

Um estabilizador passa corrente para aparelhos elétricos e eletrônicos. Se o surto de tensão para um valor elevado para além do nível limiar do dispositivo, o estabilizador desvia para o solo, assim poupando o equipamento. Na maioria dos protetores contra surtos, Metal Oxide Varistor dispositivo (MOV) é usado. MOV consiste de semicondutores, que têm uma propriedade de resistência variável. Agora, vamos ver o que acontece quando a tensão baixa e alta tensão passa por ele.

* Quando passa através de Baixa Voltagem: O semicondutor de óxido metálico volumoso mantém uma elevada resistência e de baixo de modo a corrente passa no circuito. Isto é fácil de entender se sabe a lei de Ohm, isto é, a corrente através de um condutor entre dois pontos é directamente proporcional à diferença de potencial entre os dois pontos. Em palavras simples, a temperatura constante, com o aumento de resistência, corrente diminui.

* Quando passa através de Alta Voltagem: A resistência do semicondutor e, consequentemente, reduz a corrente é aumentada. A fim de eliminar o excesso de tensão, o MOV condutas de alta corrente. Esta corrente de sobretensão é desviada para a terra e o dispositivo está ligado com a fonte de corrente adequada, sem qualquer dano.

Mas e se a tensão não é nem alto nem baixo? MOV não agir durante esta situação. Além de MOV, existem outros componentes primários que fazem um sistema estabilizador. Estão listados abaixo.

Componentes primários e sua função

Sistemas Surge protector incluem um ou mais dos seguintes componentes electrónicos primários mencionados abaixo.

Componente

Função

Óxido de metal Varistores

Ele consiste em material semicondutor e limita a tensão de 3-4 vezes a tensão aceite dentro do circuito, ao desviar o pico de corrente, sem afectar a carga de protecção.

Transiente de tensão Repressão diodo (TVS)

É um tipo de diodo Zener e limita a tensão de menos do que duas vezes a tensão normal, com o que, o dispositivo opera. Ele pode suportar apenas pequenos picos de corrente, o que é uma limitação no dispositivo.

Tubo de descarga de gás (GDT)

Este dispositivo conduz a corrente eléctrica, quando uma mistura especial colocado entre dois eléctrodos fica ionizada. Quando a tensão de disparo exceder, para além de um nível considerável, o dispositivo irá encurtar-lo, protegendo assim a carga de alta voltagem.

Tiristor Dispositivo de Proteção contra surtos (Tspd)

É um outro dispositivo de estado sólido, que limita a voltagem.

Selênio supressor de

Este dispositivo também foi projetado para prender o excesso de tensão. É usado principalmente em circuitos de corrente contínua.

Quarto de onda protetor contra surtos coaxial

Trata dispositivo com picos de RF (Rádio Frequência) vias de transmissão de sinal. É muito útil em aplicações de telecomunicações, protegendo o dispositivo quando a frequência do sinal sobe acima de 400 MHz.

Série Supressores de surto Modo

Ele é utilizado para prevenir a tensão transitória, bloqueando ou desviando os sinais de alta frequência da tensão de linha.

Carbon Block Suppressor centelhador sobretensão

É um dos dispositivos de protecção, que consiste em dois eléctrodos (eléctrodo de vareta de carbono é mantido a uma certa distância do segundo eléctrodo) expostos ao ar. Uma faísca é produzida quando a tensão aumenta e a alta tensão em excesso é curto para a terra.

Geralmente, os circuitos consistem em dispositivos electrónicos são altamente vulneráveis ​​a picos de tensão, uma vez que não têm capacidade de alta tensão ou de corrente resistir. Apesar de repetidos surtos de não prejudicar os aparelhos como computadores, aparelhos de DVD, etc, que irá reduzir a vida útil destes dispositivos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário