quinta-feira, 1 de novembro de 2012

História de Laptops


O conceito de laptops desenvolvido quando mais e mais pessoas estavam pedindo por um computador portátil que pode trabalhar com durante a viagem e levá-lo para locais diferentes. Os laptops que foram inicialmente introduzidas eram um pouco bruto e não tinha a sofisticação dos laptops como sabemos e vê-los hoje. Eles eram muito volumoso, tinha telas muito pequenas, sem discos rígidos e tudo correu do carneiro ou disquetes.

Em 1981, a Computer Company Osborne lançou o primeiro computador portátil e chamou-lhe Osborne 1. Este computador portátil, quando não em uso e se fechou, se assemelhava a uma máquina de costura trancado. Era alimentado por uma conexão elétrica com um backup opcional da bateria do laptop. Ele teve duas de 5 ¼ "drives de disquetes (montado para a direita e esquerda da tela), e incluiu uma porta do modem. O maior problema foi a exibição foi apenas a 5 centímetros de largura e pode mostrar apenas um limitado 52 caracteres por linha.

Então, em 1983, introduziu o computador Gavilan Gavilan Mobile. Foi particularmente construído e a tela dobrada sobre o teclado quando fechado. Ele pesava 9 £, e poderia funcionar em níquel-cádmio para perto de 9 horas.

Três anos mais tarde, em 1986, a Radio Shack lançou o TRS - 80 modelo 200 Este modelo era mais compacto, tinha uma exposição muito maior e mais eficaz a energia da bateria do laptop, e incluiu built-in de software. As pessoas usaram esse modelo para a criação de documentos simples e considerou ser técnico bastante elevado na época.

Um ano mais tarde, em 1987, a IBM lançou sua versão de um computador portátil chamando-o de 5155 computador pessoal portátil. Ele tinha dois dupla face de 5 ¼ "drives e memória RAM de 640K. A 5155, contudo, não suporta gráficos e foi usado para o processamento de informação limitada baseada em texto apenas.

Durante 1988, a Compaq introduziu o portátil SLT/286 que havia superado a barreira gráfica. Este modelo no entanto pesava uma bolada de 14 libras, tinha uma unidade de disquete 1,44 e processador de '286 '. NEC entrou na briga com o UltraLite NEC, que pesava apenas 4,4 quilos e tinha dimensões globais de 11,75 "(W) x 1.4" (H) x 8.3 "(D).

Macintosh entrou no cenário laptop em 1989 com o seu portátil que pesava around16 quilos e tinha um 9,8 polegadas 640 x 400 tela de matriz ativa. Sua característica redentora foi um tempo de operação de cerca de 10 horas com uma bateria de chumbo-ácido. Estes portáteis início de Macintosh mais tarde evoluiu para a linha PowerBook e agora a linha MacBook.

Foi somente na década de 1990, vimos as máquinas mais rápidas, mais finos, com mais capacidade de armazenamento, mais portas e conectores, displays melhorados, e muito menos com peso e confortável o suficiente para carregar. O Apple Macintosh PowerBook linha eo ThinkPads IBM se tornou principais concorrentes no mercado de notebooks.

As empresas passaram a criar novos laptops com processadores mais rápidos e mais recursos embalados em pacotes menores e laptopshave realmente percorreu um longo, longo caminho a partir do modelo Osborne 1981. Desde os anos 90 a tecnologia ajudou a melhorar muito o desempenho de computadores portáteis. Bateria do laptop mais duradoura, bem como enormes discos rígidos agora torna o portátil um concorrente sério para expulsar os computadores desktop do mercado. O verão de 1995 foi um divisor de águas na história dos computadores portáteis. Em agosto daquele ano, a Microsoft lançou o Windows 95. Foi a primeira vez que a Microsoft tinha colocado grande parte do controle de gerenciamento de energia no sistema operacional. Este movimento realizou uma grande quantidade de simplificar e estabilizar certos aspectos-chave de design de notebooks. Windows 95 também trouxe a importância da unidade de CD-Rom em computação móvel, e iniciou a mudança para o processador Intel Pentium como a plataforma base para notebooks....

Nenhum comentário:

Postar um comentário